Etec Manoel dos Reis Araújo

 —
Rating
Likes Talking Checkins
6 1109
Description ”Foi aqui nesta terra do imortal compositor Zequinha de Abreu, que dois santarritenses fazendeiros professor Jaime Nori e Alciro Ribeiro Meirelles, percebendo a importância de se ter uma escola voltada para a agricultura e pecuária, doaram estas terras para a construção de nossa escola “Escola Agrícola”.

No ano de 1991 foi transferida da Secretaria da Educação para a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, pelo Decreto Estadual nº 34.034 de 22/10/1991.

A Unidade Escolar iniciou suas obras no ano de 1958 durante a gestão do Prefeito Municipal Dr. Ivan Fleury Meirelles, então, como Escola de Iniciação Agrícola, abrangendo uma área inicial de aproximadamente sete alqueires.

A Escola de Iniciação Agrícola funcionou com esta denominação de 1961 a 1968, sendo que pela Lei nº 9952, de 06/12/1967 passou a designar-se oficialmente Escola de Iniciação Agrícola “Manoel dos Reis Araújo”.

A 16 de dezembro de 1968, através do decreto nº 51.094, as Escolas de Iniciação Agrícola passaram a funcionar como ensino de Segundo Grau, com o nome de Colégio Técnico Agrícola Estadual, sendo que esta autorização foi disciplinada pelo Ato nº 45, de fevereiro de 1969.

Em 1970, o então Colégio Agrícola começa a passar por substancial reforma e ampliação, preparando-se para receber os alunos em regime de internato, contando para isto com o apoio da prefeitura Municipal.

Pela Resolução SE nº 13 de 21/01/1976, o Colégio Técnico Agrícola tornou-se Escola Estadual de Segundo “Manoel dos Reis Araújo” (Agrícola).

Cumpre ressaltar que a Escola Agrícola manteve até o ano de 1978, juntamente com o colegial, o curso de Monitor Agrícola, o qual com a duração de seis semestres, correspondia ao antigo ginasial.Através da Resolução SE nº 120 de 21/06/1985, o Colégio passou a ser denominado de Escola Técnica Agrícola Estadual de Segundo Grau “Manoel dos Reis Araújo”, tendo sido no ano de 1991 transferido da Educação para a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, como foi dito no início deste histórico.

A então ETAESG “Manoel dos Reis Araújo” encontra-se localizada na antiga zona rural, à leste da cidade, distando do centro acerca de um quilômetro; está situada na rua Paris, nº 79, bairro Cinelândia, um dos bairros mais aprazíveis da cidade.

A superfície da escola encontra-se dividida em alguns setores: área Administrativa (incluindo salas de aula, biblioteca, laboratórios de Química, Informática e Enfermagem, refeitório, cozinha, alojamentos, além naturalmente da Diretoria e Secretaria), horticultura, agricultura, fruticultura, zootecnia e área não cultivável.Muito teríamos a falar sobre a importância da implantação de uma Escola de Ensino Agrícola profissionalizante, numa região basicamente agrícola, como é o caso de Santa Rita, mas a trajetória do ensino agrícola no estado de São Paulo confunde-se com a própria história do patrono de nossa escola: Manoel dos Reis Araújo.


Patrono: Manoel dos Reis Araújo
Este santarritense, nascido a 06 de janeiro de 1903, entendeu desde cedo a importância de se incutir nos jovens brasileiros o amor pela terra, pela natureza, aliada a um aproveitamento agrícola racional.

Galgando altos postos na administração pública Estadual sempre lutou pelo desenvolvimento agrícola do país, destacando sempre a importância da formação de técnicos agrícolas em nível médio.

Manoel dos Reis Araújo como jornalista e conferencista foi um batalhador do Ensino Agrícola, tendo morrido em janeiro de 1966.Hoje a ETEC “Manoel dos Reis Araújo” uma das 160 Unidades de Centro Paula Souza, está funcionando com 336 alunos, alguns deles utilizando os alojamentos para facilidade de estudo.A Diretora de nossa Unidade Escolar é a professora Ana Maria Palma Petrocínio Andreghetto, que está auxiliada em sua tarefa por um corpo administrativo, um corpo docente e um grupo técnico especializado. Como se percebe a Escola detém uma imensa responsabilidade, convivendo com uma gama incrível de adolescentes, emergentes das mais variadas camadas sociais.

A Escola possui alguns objetivos precípuos, através dos quais procura nortear suas ações, preparando os educandos para o exercício da profissão, seja ao trabalharem em empresas agrícolas, em usinas de Açúcar e Álcool ou tendo condições para a realização de vestibulares em busca de formação superior.

Norteada pelos ideais aqui especificados a ETEC “Manoel dos Reis Araújo” espera atingir os objetivos a que se propôs, da maneira mais abrangente possível pois:“Nossos sonhos, nossos ideais são assim como as estrelas: se não podemos tocá-las ou atingi-las, seguindo-as, chegaremos ao nosso destino, com certeza”.

Mission Missão do Centro Paula Souza: “Formar competência profissional adequada às necessidades dos diferentes mercados de trabalho, com propósito de contribuir para a melhoria do padrão de vida do trabalhador e para a elevação da qualidade e produtividade de processos, produtos e serviços”. Missão da ETEC Manoel dos Reis Araújo: Formar cidadãos com senso-crítico e profissionais qualificados para atender às exigências do mercado de trabalho, através do ensino-aprendizagem com seriedade e qualidade.
Phone (19) 3582-4685
Share

Reviews and rating

Avatar
Rate this education