BIMEC - Batalhão de Infantaria Mecanizado

 —
Rating
Likes Talking Checkins
10 0
About Batalhão de Infantaria Mecanizado
Description O BATALHÃO DE INFANTARIA MECANIZADO nasce em 15 de Março de 1977, dia em que foi publicada a 1ª Ordem de Serviço. O desfile em Lisboa, da 1ª Companhia de Atiradores, integrado nas comemorações do 25 de Abril de 1977, formalizou a apresentação pública do Batalhão. Inicia a sua actividade operacional com a participação no Exercício “ORION 77”, participando posteriormente, até aos dias de hoje, em todos os exercícios da série ARCO e ROSA BRAVA da Brigada Mecanizada Independente.
A década de 80, marca o início de uma forte e intensa actividade militar no âmbito OTAN, destacando-se os intercâmbios militares com o Exército Inglês, Norte Americano, Italiano e Espanhol. O BIMec neste contexto participa nos seguintes exercícios militares – da OTAN - em Itália: “DISPLAY DETERMINATION – 80,82,84,86,89”; “DRAGON HAMMER - 91”; “ROMA 96” e “DINAMIC MIX - 96”; em Espanha: Primeira Batalha/FRONTEIRA.
Por despacho de 17 de MARÇO de 1994 de SExa O General Chefe de Estado Maior Exército, a 1ª Brigada Mista Independente passou a designar-se por Brigada Mecanizada Independente, tendo o BIMec passado a designar-se por “1º Batalhão de Infantaria Mecanizado”(1BIMec).
Em Fevereiro de 1997 e Janeiro de 1999, com as designações de 1BIMoto/SFOR e 3º BIMoto/SFOR II, respectivamente, cumpre missões de manutenção de paz no Teatro de Operações da BÓSNIA - HERZEGOVINA (BiH).
Em Janeiro de 2000, cede uma Companhia de Atiradores Mecanizada ao Agrupamento DELTA que, entre Agosto de 2000 e Abril de 2001, cumpriu missão no KOSOVO.
Em Janeiro de 2001 regressa novamente ao Teatro de Operações da BiH, com a designação de Agrupamento ECHO/SFOR II, tendo assumido a missão de Reserva Operacional Terrestre do Comandante da SFOR.
Durante o primeiro semestre de 2003, o 1BIMec, com a designação de 1ºBIMec/UNMISET, cumpre a missão no Teatro de Operações de TIMOR LESTE. No segundo semestre de 2004 e durante o ano de 2005, aprontou um Agrupamento Mecanizado que integrou a NATO Response Force 5, tendo sob seu Comando Operacional um Esquadrão do Grupo de Carros de Combate do RC4. Neste âmbito participou no Exercício COHESION 05 em Espanha.
Em Janeiro de 2006 iniciou o aprontamento do 1BIMec/TACRES/KFOR, para cumprir missão no Kosovo a partir de Mar06.
No ano de 2008, de 11JUL a 30JAN09, aprontou um Agrupamento Mecanizado que integrou a NATO Response Force 12, tendo sob seu Comando Operacional um Esquadrão do Grupo de Carros de Combate do ECC. Neste âmbito participou em diversos Exercícios e num exercício internacional “NOBLE LIGTH 08”, em Espanha.
Em Maio de 2009 iniciou o aprontamento do 1BIMec/BrigMec/KFOR, para cumprir missão no Kosovo a partir de SET09. Ao longo dos 34 anos de existência, o 1BIMec tem participado em inúmeras actividades, desdobrando-se no cumprimento de missões no âmbito dos compromissos da Política Externa do Estado, e apoio às populações em missões de cariz essencialmente não militares – cheias, incêndios etc.
O 1BIMec é actualmente comandado pelo Tenente-Coronel de Infantaria Marco António Abrantes Cardoso.
Mission O 1º BIMec PREPARA AS FORÇAS QUE LHE FOREM ATRIBUÍDAS E MANTÉM OS MEIOS AO SEU DISPOR, TENDO EM VISTA A EXECUÇÃO DAS MISSÕES QUE LHE SEJAM COMETIDAS, NO ÂMBITO DA DEFESA DO TERRITÓRIO NACIONAL E NA SATISFAÇÃO DOS COMPROMISSOS INTERNACIONAIS ASSUMIDOS POR PORTUGAL, BEM COMO AS ACÇÕES DE PROTECÇÃO CIVIL E DE APOIO À POPULAÇÃO. ENQUANTO AQUARTELADO NO CMSM, GARANTE A SEGURANÇA IMEDIATA DO AQUARTELAMENTO, MANTÉM E CONSERVA AS INFRA-ESTRUTURAS QUE LHE ESTÃO DISTRIBUÍDAS. SATISFAZ OS ENCARGOS DE INSTRUÇÃO, DOS CURSOS E ESTÁGIOS E APOIA A INSTRUÇÃO DE OUTRAS UNIDADES DO EXÉRCITO, CONFORME FOR DETERMINADO
Web site http://www.exercito.pt/SITES/1BIMEC/Paginas/default.aspx
Share

Reviews and rating

Avatar
Rate this aerospace / defense